O jogo de Quatrilho, antes de um passatempo, é uma arte para o bom jogador. A par de desenvolver reflexos, memória e habilidades, oferece oportunidade para confraternização entre amigos, sem que se constitua em um vício prejudicial ao indivíduo e à família.

Segundo o Jogador e Escritor Sergio Brun “O Quatrilho , também chamado “Quatrilha” difundiu-se rapidamente pela Espanha no final do século XVI e no seculo seguinte, pela frança e Itália. Suas Regras Inicias são muito complicadas e os especialistas em jogos de cartas não tem duvidas em considerá-los como originário de vários jogos muitos antigos. Acredita-se que suas regras originais refletiam a rígida hierarquia da sociedade feudal, como ordem e valores diferentes para cartas vermelhas e pretas de algumas cartas muito poderosas, sobre outras bastante fracas.”

“Conta-se que este jogo foi muito incentivado por Napoleão Bonaparte, exímio jogador de Xadrez. Este levava suas disputas com a Inglaterra até o campo cultural (Sergio Brun, 2005)

O filme “O Qu4trilho”, dirigido por Fábio Barreto, retrata a saga de imigrantes italianos no inicio deste século no Rio Grande Sul.  O filme foi lançado em 1994, com as atrizes Glória Pires e Patrícia Pillar. “O Quatrilho”, filme no qual ocorreu a alteração dos pares entre dois casais amigos foi rodado na região de Farroupilha, Bento Gonçalves e Antonio Prado, no Rio Grande do Sul. Foi indicado ao Oscar de “Melhor Filme Estrangeiro”.

Link trecho do Filme – O quatrilho.

A grande vantagem do jogo de Quatrilho é a forma variada de possibilidades de jogo, seja em parceria, quando o parceiro será determinado pela carta “chamada”, seja pelo “solo”, quando o jogador enfrenta os adversários sozinho, jogando para fazer mais pontos (solo preto), ou para não fazer nenhuma “vaza” (solo branco). Portanto, mesmo estando com “azar”, situação em que o jogador por vezes seguidas não recebe cartas “boas”, ele ainda pode optar em jogar “por baixo”, com o “carreguete” (rolar) ou o “solo branco”.

Facilitadores para os aprendizes e mais jovens, são os jogos de “Trunfo” e “Tri-Sete” , os quais promovem a inicialização ao “Quatrilho”, abrindo caminho, por algumas semelhanças e não tanta complexidade.

A Associação Brasileira dos Amigos do Quatrilho já tem informações de que o jogo é praticados em diversos estado (RS, SC, PR, MS, MT, GO) do Brasil e também no Paraguai.

Desta forma surgiu a necessidade de se ter uma pagina de internet a fim de disponibilizar informações da Associação e sobre o Quatrilho. Sinta-se a vontade para navegar nele.