A Comissão Organizadora no uso de suas atribuições determina:
CAPÍTULO I – DA OBSERVÂNCIA DESTE REGULAMENTO
Art. 1º – O Campeonato tem por objetivo principal a integração entre seus participantes, bem como o espírito de entretenimento, acentuando sua divulgação e propagação como fator de amizade e congraçamento.
Art. 2º – As inscrições poderão ser feitas antecipadamente pelo telefone (49) 3539-1111 ou no local a partir das 8:00 horas do dia previsto antecipadamente para cada rodada dos campeonatos.
Art. 3º – É competência da Comissão Organizadora do Campeonato, soberanamente, interpretar este Regulamento, zelar pela sua execução e resolver casos omissos.
Art. 4º – Os jogadores inscritos serão considerados conhecedores deste Regulamento Geral, e assim, submeter-se-ão, sem reserva alguma a todas as suas disposições e às conseqüências que delas possam emanar.
Art. 5º – Quem chegar atrasado, poderá se inscrever até o final da 1ª rodada, participando do jogo no inicio da 2ª rodada. Depois disso não serão mais permitidas inscrições.
Art. 6º – No momento da inscrição, cada jogador receberá um número que usará durante todo o campeonato para fins de sorteio e controle dos resultados e ainda receberá um crachá/cartão de controle onde será anotado pela comissão o resultado de cada rodada.
Art. 7º – O Valor da inscrição será definido pela comissão organizadora, que deverá incluir o valor do café e do almoço, (eventualmente jantar), além do valor da premiação da rodada e do prêmio no Ranking final.
Art. 8º – Cada jogador receberá na inscrição, e/ou reinscrição, 100 (cem) fichas. Ao final de cada rodada, serão contadas na mesa com a presença dos fiscais indicados pela comissão, as fichas de todos os jogadores, as quais se transformam automaticamente em pontos (cada ficha, um ponto). Encerrada a contagem da rodada, cada jogador receberá imediatamente suas 100 (cem) fichas para continuar jogando na rodada seguinte.
Art. 9º – Terminadas as inscrições será efetuado o sorteio e cada jogador ficará sabendo em qual cadeira irá sentar na sua mesa e para cada nova rodada sempre haverá um novo sorteio ou nova forma de distribuir os jogadores.
Art. 10º – Não poderão jogar mais de dois atletas da mesma cidade na mesma mesa, e neste caso não poderão sentar-se um ao lado do outro.
Art. 11º – Cada etapa do campeonato terá a duração de 04 (quatro) rodadas, sendo duas de manhã e duas à tarde com duração de uma hora e meia , cada rodada, total de 06 (seis) horas, sendo que poderá à critério da comissão organizadora, uma ou mais etapas terem duração alterada para fins de melhor organização.
Art. 12º – A comissão organizadora poderá modificar o tempo e a forma das rodadas, se entender necessário, desde que anunciado com antecedência de no mínimo 10 (dez) dias.
Art. 13º – No reinício da rodada se o jogador chegar atrasado (após o prazo de tolerância), perderá automaticamente 200 (duzentas) fichas, que não serão repassadas aos demais. Poderá, no entanto, se reinscrever na próxima rodada. Neste caso o fiscal de mesa poderá, se for necessário, indicar um jogador coringa para a rodada.
Art. 14º – Se o jogador por algum motivo precisar sair da mesa de jogo, deve comunicar os demais jogadores, ficando sujeito às penalidades do Artigo 12º.
Art. 15º – Cada mesa terá 05 (cinco) jogadores e fica de fora quem dá as cartas. A Comissão Organizadora poderá formar mesas de quatro jogadores para fechar o quadro de inscritos.
Art. 16º – Se o jogador a qualquer momento ficar devendo fichas, é obrigado a se reinscrever ou então será desclassificado e o fiscal de mesa, se for necessário, indicará um jogador coringa para terminar as jogadas faltantes daquela rodada. Não é permitido o empréstimo ou doação de fichas entre os participantes, nem fazer jogadas em sociedade.
Art. 17º – Quando da realização do Campeonato Brasileiro, o mesmo terá cinco rodadas, sendo que na última só participarão os atletas que não estiverem negativos no evento.
Art. 18º – As fichas ganhas ou perdidas pelos jogadores coringas, não terão nenhuma influência no resultado. No final daquela rodada se encerra a participação do jogador no Campeonato. As fichas serão contabilizadas em nome do coringa.
CAPÍTULO II – DO CAMPEONATO
Art. 19º – As possibilidades de jogo: 1 . Solo Natural, 2 . Jogo Normal, 3. Fazer solo preto, 4. Fazer solo branco e 5. Rolar (quem faz menos).
Art. 20º – As quantidades de fichas a pagar/receber:
1) Solo Natural:
- Solo natural sem buscar carta, recebe quarenta e quatro fichas se fizer seis pontos ou mais, e sessenta e seis fichas se fizer todas as vazas e também perde quarenta e quatro fichas se não fizer seis pontos e sessenta e seis fichas se não fizer nenhuma vaza;
- O Solo natural, sem buscar cartas tem preferência sobre os outros jogos.
2) Jogo Normal
- De seis a onze fichas na proporção de uma ficha para cada ponto (cada três figuras vale um ponto);
- Quem chama só paga para três, se o chamado fizer nova figuras ou mais, e mesmo assim perderem a jogada.;
- Se uma das duplas fizer todas as vazas, receberá vinte e duas fichas cada jogador;
- Quem quiser chamar o companheiro ou fazer Solo Branco deve pedir: “é bom”;
- Se não lhe interessar nenhum jogo, o jogador deve passar falando: “passo”;
- Quem chamar e não fizer 9 figuras, se perder paga para dois.
3) Solo Preto
- Paga/recebe de dezesseis a vinte e uma fichas;
- Quem dá a carta pedida desconta ou aumenta dez fichas do total;
- Se fizer todas as vazas buscando uma carta, ganha trinta e três fichas;
- Se não fizer nenhuma vaza, paga trinta e três fichas e mais dez fichas para quem deu a carta:
- Quem quiser fazer solo preto deve dizer: “Solo preto – quero a carta tal…”;
- O solo preto tem preferência sobre o solo branco;
- A carta trocada para solo preto deve ser mostrada na mesa.
4) Solo Branco:
- Quem faz o solo e ganha, recebe dez fichas cada um e se perder paga quinze fichas cada um. Para ganhar o solista não pode fazer nenhuma vaza;
- Se o mão ou o jogador seguinte na ordem quiser fazer solo branco ou chamar, deve dizer “é bom” e se todos disserem que sim ele pode fazer solo branco ou chamar a carta que lhe interessa;
- Se outro jogador quiser fazer solo branco, deverá dizer “não é bom”, neste caso a preferência para o solo branco é do primeiro jogador que pedir se é bom.
5) Rolar (Quem Faz Menos)
- Se ninguém chamar ou fazer solo, joga-se individualmente para quem faz menos;
- Neste caso os dois que fizerem mais pontos pagam 10 fichas e se um jogador fizer 18 figuras ou mais, paga 10 fichas para cada um dos outros três.
- Quando três jogadores fizerem seis figuras cada um e o outro fizer dezessete figuras, este pagará três fichas para cada um dos que fizeram seis figuras.
- Quem fizer 18 figuras ou mais pagará 6 fichas ou mais para os demais jogadores.
Art. 21º – Cada jogador terá direito a comprar uma talha por rodada; perdendo mais a talha comprada e ficar devendo a Comissão paga o saldo devedor e o jogador fica fora da rodada. E pode reiniciar na próxima rodada sem pagar. Ocorrendo isto em mesa de quatro jogadores entra um jogador coringa.
CAPÍTULO III – REGRAS DO JOGO
Art. 22– Regras do Jogo:
1) O baralho é espalhado sobre a mesa e começa dando cartas quem virar a carta maior do Quatrilho e o primeiro da direita é o mão; as cartas devem ser dadas uma a uma no sentido anti-horário;
2) Se o jogador chamar uma carta que já tem na mão, este se obriga a jogar “jogo normal” contra os três;
3) Se o jogador pedir a carta que já tem na mão, ficará obrigado a fazer “Solo Preto”, paga e recebe como solo preto normal
4) O jogador deve falar sempre por ordem, depois do mão;
5) Desde a primeira jogada o jogador poderá usar três tipos de sinais: Apontar, bater e descartar (jogar fora), porém não é permitido sinalizar quantas cartas da naipe ficou na mão.
6) Se o jogador der sinal não permitido que possa influenciar no resultado do jogo, poderá ser multado em seis fichas para cada um dos outros três e a jogada será encerrada;
7) Não é permitido baixar as vazas teoricamente francas antes do término da carteada. Se isto acontecer as vazas baixadas irão para os adversários. Se as vazas forem francas puras, podem ser baixadas;
8) Se o jogador por engano sair jogando sem ser sua vez ou bater, a jogada será encerrada e ele pagará seis fichas para cada um dos outros três jogadores. Se isto ocorrer no solo, o solista dirá se quer continuar ou anular a jogada. Se continuar, o jogador da vez não poderá jogar carta da mesma naipe. Se o solista sair jogando sem ser sua vez, deverá recolher sua carta e sai jogando o mão;
9) Se o carteiro virar ou mostrar alguma carta, deve embaralhar novamente;
10) Se o jogador negar carta, será multado em onze fichas para cada um dos outros três e a jogada fica encerrada. No entanto se ele no próprio ato se acusar, poderá recolher a carta errada e jogar a carta certa.
11) Se ao negar a carta o jogador der sinal que poderá influenciar a jogada (descartar forte ou bater) deverá pagar 6 para cada um
12) Os pontos são contados assim: os três, dois, reis, valetes e damas valem uma figura. Os azes valem três figuras. A última vaza vale três figuras. Cada três figuras vale um ponto;
13) No jogo de Solo Preto ou Branco, caso um dos jogadores negue carta, a continuidade da jogada depende da decisão do solista. Neste caso ele pode anular a jogada aí quem refugou paga 6 para cada um, ou continuar jogando de acordo com sua conveniência, neste caso a carta refugada deve ser trocada pela que foi jogada. Se o jogador que está fazendo o solo negar carta, perde automaticamente o solo e pagará taxa mínima de solo;
14) O carteiro só poderá dar as cartas depois que o baralho for cortado em mais de duas cartas, e o baralho tem que ser embaralhado de boca para baixo;
15) Quando ocorrer alguma dúvida entre os jogadores, em relação a normalidade do jogo, antes ou durante a jogada, o fiscal deverá ser chamado. Do contrário todos estarão de acordo.
16) Se o jogador, a partir da segunda vaza encerrada, olhar as cartas já baixadas, pagará seis fichas para cada um e continua a jogada;
CAPÍTULO IV – DA CLASSIFICAÇÃO
Art. 23º – Os cinco jogadores que somarem no final o maior número de pontos positivos, isto é, a soma dos pontos ganhos menos a soma dos pontos perdidos serão considerados Campeões.
Art. 24º – Se houver empate em pontos positivos (pontos ganhos menos pontos perdidos), o desempate se dará da seguinte forma:
- Ganha quem ficar mais rodadas com pontos ganhos e se o empate persistir:
- Ganha quem tiver o maior numero de pontos ganhos na soma de todas as rodadas.
- Ganha quem fez o maior número de pontos ganhos em uma das rodadas.
CAPÍTULO V – DA PREMIAÇÃO
Art. 25º – A premiação será constituída de troféus e medalhas além de uma quantia em dinheiro, cuja quantidade será pré fixados no ato da organização da etapa.
Os 4 primeiros colocados de cada município onde são feitos os Campeonatos Abertos disputarão o Campeonato de Quatrilho Estadual sendo que a data de cada Campeonato é anunciada antecipadamente
CAPÍTULO V – RANKING
Art. 26º – Todo jogador que participar de qualquer etapa do campeonato estará concorrendo a uma premiação no final do Campeonato, denominada premiação por Ranking. A previsão é de ocorram 12 etapas a cada ano.
Art. 27º – Para formação do Ranking a pontuação de cada jogador será a seguinte:
-
- Soma de cada pontuação conseguida em cada uma das etapas do Campeonato;
- Soma das bonificações de 3 pontos por participação em cada etapa, que serão somados aos pontos obtidos anteriormente;
- O atleta que participar de todas as etapas do campeonato fará a soma de 234 pontos quem faltar 1 etapa soma 198 , quem faltar 2 soma 165 e assim sucessivamente.
- Os pontos obtidos em cada etapa serão de conformidade com o número de participantes, contando 1 ponto para cada um acrescido de uma bonificação. Por exemplo, se o torneio tiver 120 jogadores o primeiro colocado deverá ganhar 120 pontos mais a bonificação extra conforme tabela abaixo conforme tabela abaixo
- 1º Colocado = 30 Pts
- 2º Colocado = 25 Pts
- 3º Colocado = 20 Pts
- 4º Colocado = 17 Pts
- 5º Colocado = 14 Pts
- 6º Colocado = 11 Pts
- 7º Colocado = 8 Pts
- 8º Colocado = 6 Pts
- 9º Colocado = 4 Pts
- 10º Colocado = 2 Pts
Até a penúltima etapa do campeonato cada atleta poderá eliminar o pior resultado, sendo que em não tendo participado em uma etapa poderá eliminar este ( zero);
Não será eliminado para fins de soma da classificação para o Ranking a pontuação da bonificação por participação (só elimina os pontos da rodada).
Art. 28º – A premiação para o Ranking Final, será entregue na última etapa do campeonato e constará de uma premiação estimada no início do campeonato em razão das participações no campeonato anterior, podendo a mesma ser diminuída ou aumentada , em decorrência do aumento ou diminuição do número de etapas ou de participantes.
Art. 29º A premiação será para os 30 melhores classificados de cada ano e terá os seguintes critérios:
- Para os classificados do 1º ao 20º lugar receberão troféus e medalhas mais um valor em dinheiro;
- Para os classificados do 21º ao 30º lugar receberão medalha e uma quantia em dinheiro