A Comissão Organizadora  no uso de suas atribuições determina:

CAPÍTULO I – DA OBSERVÂNCIA DESTE REGULAMENTO

Art. 1º – O Campeonato tem por objetivo principal a integração entre seus participantes, bem como o espírito de entretenimento, acentuando sua divulgação e propagação como fator de amizade e congraçamento.

Art. 2º – As inscrições poderão ser feitas antecipadamente pelo telefone (49) 3539-1111 ou no local a partir das 8:00 horas do dia previsto antecipadamente para cada rodada dos campeonatos.

Art. 3º – É competência da Comissão Organizadora do Campeonato, soberanamente, interpretar este Regulamento, zelar pela sua execução e resolver casos omissos.

Art. 4º – Os jogadores inscritos serão considerados conhecedores deste Regulamento Geral, e assim, submeter-se-ão, sem reserva alguma a todas as suas disposições e às conseqüências que delas possam emanar.

Art. 5º – Quem chegar atrasado, poderá se inscrever até o final da 1ª rodada, participando do jogo no inicio da 2ª rodada. Depois disso não serão mais permitidas inscrições.

Art. 6º – No momento da inscrição, cada jogador receberá um número que usará durante todo o campeonato para fins de sorteio e controle dos resultados e ainda receberá um crachá/cartão de controle onde será anotado pela comissão o resultado de cada rodada.

Art. 7º – O Valor da inscrição será definido pela comissão organizadora, que deverá incluir o valor do café e do almoço, (eventualmente jantar), além do valor da premiação da rodada e do prêmio no Ranking final.

Art. 8º – Cada jogador receberá na inscrição, e/ou reinscrição, 100 (cem) fichas. Ao final de cada rodada, serão contadas na mesa com a presença dos fiscais indicados pela comissão, as fichas de todos os jogadores, as quais se transformam automaticamente em pontos (cada ficha, um ponto). Encerrada a contagem da rodada, cada jogador receberá imediatamente suas 100 (cem) fichas para continuar jogando na rodada seguinte.

Art. 9º – Terminadas as inscrições será efetuado o sorteio e cada jogador ficará sabendo em qual cadeira irá sentar na sua mesa e para cada nova rodada sempre haverá um novo sorteio ou nova forma de distribuir os jogadores.

Art. 10º –  Não poderão jogar mais de dois atletas da mesma cidade na mesma mesa, e neste caso não poderão sentar-se um ao lado do outro.

Art. 11º – Cada etapa do campeonato terá a duração de 04 (quatro) rodadas, sendo duas de manhã e duas à tarde com duração de uma hora e meia , cada rodada, total de 06 (seis) horas, sendo que poderá à critério da comissão organizadora, uma ou mais etapas terem duração alterada para fins de melhor organização.

Art. 12º – A comissão organizadora poderá modificar o tempo e a forma das rodadas, se entender necessário, desde que anunciado com antecedência de no mínimo 10 (dez) dias.

Art. 13º – No reinício da rodada se o jogador chegar atrasado (após o prazo de tolerância), perderá automaticamente 200 (duzentas) fichas, que não serão repassadas aos demais. Poderá, no entanto, se reinscrever na próxima rodada. Neste caso o fiscal de mesa poderá, se for necessário, indicar um jogador coringa para a rodada.

Art. 14º – Se o jogador por algum motivo precisar sair da mesa de jogo, deve comunicar os demais jogadores, ficando sujeito às penalidades do Artigo 12º.

Art. 15º – Cada mesa terá 05 (cinco) jogadores e fica de fora quem dá as cartas. A Comissão Organizadora poderá formar mesas de quatro jogadores para fechar o quadro de inscritos.

Art. 16º – Se o jogador a qualquer momento ficar devendo fichas, é obrigado a se reinscrever ou então será desclassificado e o fiscal de mesa, se for necessário, indicará um jogador coringa para terminar as jogadas faltantes daquela rodada. Não é permitido o empréstimo ou doação de fichas entre os participantes, nem fazer jogadas em sociedade.

Art. 17º – Quando da realização do Campeonato Brasileiro, o mesmo terá cinco rodadas, sendo que na última só participarão os atletas que não estiverem negativos no evento.

Art. 18º – As fichas ganhas ou perdidas pelos jogadores coringas, não terão nenhuma influência no resultado. No final daquela rodada se encerra a participação do jogador no Campeonato. As fichas serão contabilizadas em nome do coringa.

CAPÍTULO II – DO CAMPEONATO

Art. 19º – As possibilidades de jogo: 1 . Solo Natural, 2 . Jogo Normal, 3. Fazer solo preto, 4. Fazer solo branco e 5. Rolar (quem faz menos).

Art. 20º – As quantidades de fichas a pagar/receber:

1) Solo Natural:

  • Solo natural sem buscar carta, recebe quarenta e quatro fichas se fizer seis pontos ou mais, e sessenta e seis fichas se fizer todas as vazas e também perde quarenta e quatro fichas se não fizer seis pontos e sessenta e seis fichas se não fizer nenhuma vaza;
  • O Solo natural, sem buscar cartas tem preferência sobre os outros jogos.

2) Jogo Normal

  • De seis a onze fichas na proporção de uma ficha para cada ponto (cada três figuras vale um ponto);
  • Quem chama só paga para três, se o chamado fizer nova figuras ou mais, e mesmo assim perderem a jogada.;
  • Se uma das duplas fizer todas as vazas, receberá vinte e duas fichas cada jogador;
  • Quem quiser chamar o companheiro ou fazer Solo Branco deve pedir: “é bom”;
  • Se não lhe interessar nenhum jogo, o jogador deve passar falando: “passo”;
  • Quem chamar e não fizer 9 figuras, se perder paga para dois.

3) Solo Preto

  • Paga/recebe de dezesseis a vinte e uma fichas;
  • Quem dá a carta pedida desconta ou aumenta dez fichas do total;
  • Se fizer todas as vazas buscando uma carta, ganha trinta e três fichas;
  • Se não fizer nenhuma vaza, paga trinta e três fichas e mais dez fichas para quem deu a carta:
  • Quem quiser fazer solo preto deve dizer: “Solo preto – quero a carta tal…”;
  • O solo preto tem preferência sobre o solo branco;
  • A carta trocada para solo preto deve ser mostrada na mesa.

4) Solo Branco: 

  • Quem faz o solo e ganha, recebe dez fichas cada um e se perder paga quinze fichas cada um. Para ganhar o solista não pode fazer nenhuma vaza;
  • Se o mão ou o jogador seguinte na ordem quiser fazer solo branco ou chamar, deve dizer “é bom” e se todos disserem que sim ele pode fazer solo branco ou chamar a carta que lhe interessa;
  • Se outro jogador quiser fazer solo branco, deverá dizer “não é bom”, neste caso a preferência para o solo branco é do primeiro jogador que pedir se é bom.

5) Rolar (Quem Faz Menos)

  • Se ninguém chamar ou fazer solo, joga-se individualmente para quem faz menos;
  • Neste caso os dois que fizerem mais pontos pagam 10 fichas e se um jogador fizer 18 figuras ou mais, paga 10 fichas para cada um dos outros três.
  • Quando três jogadores fizerem seis figuras cada um e o outro fizer dezessete figuras, este pagará três fichas para cada um dos que fizeram seis figuras.
  • Quem fizer 18 figuras ou mais pagará 6 fichas ou mais para os demais jogadores.

Art. 21º – Cada jogador terá direito a comprar uma talha por rodada; perdendo mais a talha comprada e ficar devendo a Comissão paga o saldo devedor e o jogador fica fora da rodada. E pode reiniciar na próxima rodada sem pagar. Ocorrendo isto em mesa de quatro jogadores entra um jogador coringa.

CAPÍTULO III – REGRAS DO JOGO 

Art. 22– Regras do Jogo:

1)     O baralho é espalhado sobre a mesa e começa dando cartas quem virar a carta maior do Quatrilho e o primeiro da direita é o mão; as cartas devem ser dadas uma a uma no sentido anti-horário;
2)     Se o jogador chamar uma carta que já tem na mão, este se obriga a jogar “jogo normal” contra os três;
3)     Se o jogador pedir a carta que já tem na mão, ficará obrigado a fazer “Solo Preto”, paga e recebe como solo preto normal
4)     O jogador deve falar sempre por ordem, depois do mão;
5)     Desde a primeira jogada o jogador poderá usar três tipos de sinais: Apontarbater e descartar (jogar fora), porém não é permitido sinalizar quantas cartas da naipe ficou na mão.
6)     Se o jogador der sinal não permitido que possa influenciar no resultado do jogo, poderá ser multado em seis fichas para cada um dos outros três e a jogada será encerrada;
7)     Não é permitido baixar as vazas teoricamente francas antes do término da carteada. Se isto acontecer as vazas baixadas irão para os adversários. Se as vazas forem francas puras, podem ser baixadas;
8)     Se o jogador por engano sair jogando sem ser sua vez ou bater, a jogada será encerrada e ele pagará seis fichas para cada um dos outros três jogadores. Se isto ocorrer no solo, o solista dirá se quer continuar ou anular a jogada. Se continuar, o jogador da vez não poderá jogar carta da mesma naipe. Se o solista sair jogando sem ser sua vez, deverá recolher sua carta e sai jogando o mão;
9)     Se o carteiro virar ou mostrar alguma carta, deve embaralhar novamente;
10)  Se o jogador negar carta, será multado em onze fichas para cada um dos outros três e a jogada fica encerrada. No entanto se ele no próprio ato se acusar, poderá recolher a carta errada e jogar a carta certa.
11) Se ao negar a carta o jogador der sinal que poderá influenciar a jogada (descartar forte ou bater) deverá pagar 6 para cada um
12)  Os pontos são contados assim: os três, dois, reis, valetes e damas valem uma figura. Os azes valem três figuras. A última vaza vale três figuras. Cada três figuras vale um ponto;
13)  No jogo de Solo Preto ou Branco, caso um dos jogadores negue carta, a continuidade da jogada depende da decisão do solista. Neste caso ele pode anular a jogada aí quem refugou paga 6 para cada um, ou continuar jogando de acordo com sua conveniência, neste caso a carta refugada deve ser trocada pela que foi jogada. Se o jogador que está fazendo o solo negar carta, perde automaticamente o solo e pagará taxa mínima de solo;
14)  O carteiro só poderá dar as cartas depois que o baralho for cortado em mais de duas cartas, e o baralho tem que ser embaralhado de boca para baixo;
15)  Quando ocorrer alguma dúvida entre os jogadores, em relação a normalidade do jogo, antes ou durante a jogada, o fiscal deverá ser chamado. Do contrário todos estarão de acordo.
16)  Se o jogador, a partir da segunda vaza encerrada, olhar as cartas já baixadas, pagará seis fichas para cada um e continua a jogada;

CAPÍTULO IV – DA CLASSIFICAÇÃO 

Art. 23º – Os cinco jogadores que somarem no final o maior número de pontos positivos, isto é, a soma dos pontos ganhos menos a soma dos pontos perdidos serão considerados Campeões.

Art. 24º – Se houver empate em pontos positivos (pontos ganhos menos pontos perdidos), o desempate se dará da seguinte forma:

  • Ganha quem ficar mais rodadas com pontos ganhos e se o empate persistir:
  • Ganha quem tiver o maior numero de pontos ganhos na soma de todas as rodadas.
  • Ganha quem fez o maior número de pontos ganhos em uma das rodadas.

 CAPÍTULO V – DA PREMIAÇÃO

Art. 25º – A premiação será  constituída de troféus e medalhas além de uma quantia em dinheiro, cuja quantidade será  pré fixados no ato da organização da etapa.

Os 4 primeiros colocados de cada  município onde são feitos os Campeonatos Abertos disputarão o Campeonato de Quatrilho Estadual sendo que a data de cada Campeonato é anunciada antecipadamente

 CAPÍTULO V – RANKING

Art. 26º – Todo jogador que participar de qualquer etapa do campeonato estará concorrendo a uma premiação no final do Campeonato, denominada premiação por Ranking. A previsão é de ocorram 12 etapas a cada ano.

Art. 27º – Para formação do Ranking a pontuação de cada jogador será a seguinte:

    • Soma de cada pontuação conseguida em cada uma das etapas do Campeonato;
    • Soma das bonificações de 3 pontos por participação em cada etapa, que serão somados aos pontos obtidos anteriormente;
    • O atleta que participar de todas as etapas do campeonato fará a soma de 234 pontos quem faltar 1 etapa soma 198 , quem faltar 2 soma 165 e assim sucessivamente.
    • Os pontos obtidos em cada etapa serão de conformidade com o número de participantes, contando 1 ponto para cada um acrescido de uma bonificação. Por exemplo, se o torneio tiver  120 jogadores o primeiro colocado deverá ganhar 120 pontos mais a bonificação extra conforme tabela abaixo conforme tabela abaixo
      • 1º Colocado = 30 Pts
      • 2º Colocado = 25 Pts
      • 3º Colocado = 20 Pts
      • 4º Colocado = 17 Pts
      • 5º Colocado = 14 Pts
      • 6º Colocado = 11 Pts
      • 7º Colocado = 8 Pts
      • 8º Colocado = 6 Pts
      • 9º Colocado = 4 Pts
      • 10º Colocado = 2 Pts

      Até a penúltima etapa do campeonato cada atleta poderá eliminar o pior resultado, sendo que em não tendo participado em uma etapa poderá eliminar este ( zero);

       

      Não será eliminado para fins de soma da classificação para o Ranking a pontuação da bonificação por participação (só elimina os pontos da rodada).

Art. 28º – A premiação para o Ranking Final, será entregue na última etapa do campeonato e constará de uma premiação estimada no início do campeonato em razão das participações no campeonato anterior, podendo a mesma ser diminuída ou aumentada , em decorrência do aumento ou diminuição do número de etapas ou de participantes.

Art. 29º A premiação será para os 30 melhores classificados de cada ano e terá os seguintes critérios:

  • Para os classificados do 1º ao 20º lugar receberão troféus e medalhas mais um valor em dinheiro;
  • Para os classificados do 21º ao 30º lugar receberão medalha e uma quantia em dinheiro