Sexta-feira – 25/05/2007

Um ítalo-paulista vence o 1º Campeonato Aberto de Quatrilho

Ítalo-brasileiros se reuniram em Flores da Cunha para a disputa do campeonato de Quatrilho. 

O ítalo-brasileiro Wilson Bordin, residente em São Paulo, foi o grande vencedor do  primeiro Campeonato Aberto de Quatrilho,  realizado no âmbito  das comemorações dos 83 anos de emancipação política do município  Flores da Cunha, no Rio Grande do Sul.

Mais do que a premiação – R$ 3 mil – distribuída entre os vencedores, a competição, realizada no final de semana no parque da Vindima, foi um momento de congraçamento e estreitamento de laços entre os descendentes de italianos que preservam e cultuam as tradições herdadas dos familiares que vieram da Itália.

O Quatrilho, denominação que se popularizou a partir de um filme que conta as peripécias de dois casais residentes na zona de imigração italiana no Rio Grande do Sul, é um jogo de baralho que, como o nome sugere, apenas quatro pessoas participam, sendo que há uma troca permanente de parceiros. Os mais antigos, aliás, diziam que o jogo era demoníaco, pois incentiva a traição.

Mas as regras do jogo só prevalecem mesmo quando as mãos agitadas manipulam as cartas sobre a mesa. Depois, tudo é festa e amizade, sempre acompanhada de um bom vinho e de petiscos da culinária italiana. 

Assim, os classificados na competição de Flores da Cunha, mais do que verificar sua posição na tabela, queriam saber quando vai ocorrer outro evento igual. de qualquer forma, a lista é a seguinte:

1º – Wilson Bordin (São Paulo – SP)

2º – Almerindo Piveta (Ibicaré – SC)

3º – Valdir Costacurta (Itapema – SC)

4º – Nelson Chiapinoto (Carlos Barbosa – RS)

5º – Sebastião Chinatto (Catanduvas – SP)

6º – Edemir Scaton (Bento Gonçalves – RS)

7º – Domingos Farina (Pinheiro Preto – SC)

8º – Darci Buffon (Iomerê – SC)

9º – Domingos Peloso (Videira – SP)

10º – João A. De Bastiani (Flores da Cunha – RS)

11º – Natalício Betega (Pinheiro Preto – SC)

12º – Inácio Isoton (Flores da Cunha – RS)

13º – Nestor Pezzi (Camboriú – SC)

14º – Valdemar Peretti (Iomerê – SC)

15º – José Carlos Brustolin (Caxias do Sul – RS) 

Fonte: ORIUNDI/Comunicação Prefeitura Flores da Cunha