A Comissão Organizadora do 1° Campeonato Aberto de Quatrilho de Flores da Cunha no uso de
suas atribuições determina:
CAPÍTULO I – DA OBSERVÂNCIA DESTE REGULAMENTO
Art. 1° – A Comissão Organizadora tem por objetivo principal a integração entre seus participantes, bem como, o espírito de entretenimento, acentuando sua divulgação e propagação como fator de amizade e congraçamento.
Art. 2° – As inscrições estarão abertas a partir do dia 16 de abril de 2007 ao dia 17 de maio de 2007.
Local das Inscrições: Departamento de Cultura e Secretaria de Turismo, Prefeitura Municipal de Flores da Cunha RS, ou pelo telefone 54 3292 1722, ramal 237
O número de inscrições será limitado em 200 (duzentos) participantes.
Obs.: O início do Campeonato será às14 horas de sábado, dia 19 e o término será no dia 20, sendo que neste dia iniciará às 09h30min.
Art. 3° – É competência da Comissão Organizadora do 1° CAQ, soberanamente interpretar este
regulamento, zelar pela sua execução e resolver casos omissos.
Art. 4° – O Campeonato será realizado no Restaurante do Parque da Vindima.
Art. 5° – No momento da apresentação no sábado dia 19, cada jogador receberá um número que usará durante todo o campeonato para fins de sorteio e controle dos resultados e ainda receberá um crachá/cartão de controle onde será anotado pela comissão o resultado de cada rodada.
Art. 6° – Pela inscrição, cada jogador pagará R$ 30(trinta reais) que poderá ser feito através de depósito bancário: banco: Banrisul, Agência: 0625, conta nº: 0601598804 em nome de Associação Florense de Esportes e pela re-inscrição pagará R$ 10,00 (dez reais) no dia do evento.
Obs.: A inscrição só será válida mediante comprovante de depósito enviado via fax. Fax:
54 3292 1722 – R.217, ou entregue na Prefeitura Municipal.
Art. 7° – Cada Jogador receberá na apresentação no sábado 100(cem) fichas. Ao final de cada rodada, serão contadas na mesa com a presença dos fiscais indicados pela comissão as fichas de todos os jogadores, as quais se transformam automaticamente em pontos (cada ficha, um ponto). Encerrada a contagem da rodada, cada jogador receberá imediatamente suas 100 (cem) fichas para continuar jogando na rodada seguinte.
Art. 8° – No sábado até as 13h e30min será efetuado o sorteio e cada jogador ficará sabendo em que mesa irá jogar e para cada nova rodada sempre haverá um novo sorteio ou nova forma de distribuir os jogadores.
Art. 9º – O Campeonato terá duração de cinco rodadas, sendo que as três primeiras rodadas terão início às 14 horas do dia 19/05, sábado. Logo após o jantar teremos a quarta rodada, sendo que a quinta e última rodada será no domingo, dia 20/05 às 09h30min. Cada rodada do Campeonato terá duração de 24 carteados, ou seja, cada jogador joga 24 vezes. (É mão 6 vezes). Em todo o campeonato jogará 120 vezes.
Art. 10º – No reinício da rodada o jogador que chegar atrasado (após o prazo de tolerância), perderá automaticamente as fichas da rodada. Poderá, no entanto, se reinscrever na próxima rodada. Neste caso o fiscal de mesa poderá, se for necessário, indicar um jogador coringa para a rodada.
Art. 11º – Se o jogador por algum motivo precisar sair da mesa de jogo, deve comunicar
aos demais jogadores.
Art. 12º – Cada mesa terá cinco jogadores e fica de fora quem dá as cartas. A Comissão Organizadora poderá formar mesas de quatro jogadores para fechar o quadro de inscritos.
Art. 13º – Se o jogador a qualquer momento zerar ou ficar devendo fichas, é obrigado a se reinscrever ou então será desclassificado e o fiscal de mesa, se for necessário, indicará um jogador coringa para terminar as jogadas faltantes daquela rodada. O jogador coringa poderá ser o próprio jogador desclassificado se assim o fiscal da mesa determinar. Não é permitido o empréstimo ou doação de fichas entre participantes, nem fazer jogadas em sociedade. Se o jogador zerar suas fichas, obrigatoriamente deverá se reinscrever se quiser continuar jogando.
Art. 14º – As fichas ganhas ou perdidas pelos jogadores coringas, não terão nenhuma influência no resultado. No final daquela rodada se encerra a participação do jogador no campeonato. As fichas serão contabilizadas no próprio nome do jogador desclassificado.
CAPÍTULO II – DO CAMPEONATO
Art. 14° – As possibilidades de jogos:
1) Jogo normal
2) Fazer solo preto
3) Fazer solo branco
4) Rolar (quem faz menos)
Art. 15º – As quantidades de fichas a pagar/receber:
1) Jogo Normal
– De seis a onze fichas na proporção de uma ficha para cada ponto (cada três
figuras vale um ponto);
– Quem chama e não faz três pontos, se perder, paga para os dois adversários;
– Quem chama e não faz dois pontos, se perde, paga para os outros três, o valor da
jogada;
– Se um das duplas fizer todas as vazas, receberá vinte e duas fichas cada
jogador;
– Quem quiser chamar companheiro ou fazer solo branco deverá pedir “é bom”;
– Se não lhe interessar nenhum jogo, o jogador deve passar falando “passo”.
2) Solo Preto
– Paga / recebe de dezesseis a vinte e uma fichas;
– Quem dá a carta pedida desconta ou aumenta dez fichas do total;
– Se fizer todas as vazas buscando uma carta, ganha trinta e três fichas;
– Solo preto sem buscar carta (natural), recebe quarenta e quatro fichas se fizer seis pontos ou mais, e sessenta e seis fichas se fizer todas as vazas e também perde quarenta e quatro fichas se não fizer seis pontos e sessenta e seis fichas se não fizer nenhuma vaza;
– Quem quiser fazer solo preto deve dizer: Solo preto quero a carta tal…;
– O solo preto tem preferência sobre o solo branco;
– O solo preto-natural, sem buscar cartas tem preferência sobre os outros jogos;
– A carta trocada para solo preto deve ser mostrada na mesa.
3) Solo Branco
– Quem faz solo e ganha, recebe dez fichas cada um e se perder paga quinze fichas
cada um. Para ganhar o solista não pode fazer nenhum vaza;
– Se o mão ou o jogador seguinte na ordem quiser fazer solo branco ou chamar, deve
dizer “é bom” e se todos disserem que sim ele pode fazer solo branco ou chamar a
carta que lhe interessa;
– Se outro jogador quiser fazer solo branco, deverá dizer “não é bom”, neste caso
a preferência para o solo branco é do primeiro jogador que pedir se é bom.
4) Rolar (quem faz menos)
– Se ninguém chamar ou fazer solo, joga-se individualmente para quem faz menos;
– Neste caso os dois que perdem pagam dez fichas e se um jogador fizer 18 figuras ou mais, paga dez fichas para cada um dos outros três.
– Quando três jogadores fizerem seis figuras cada um e o outro fizer 17 figuras, este último pagará 3 fichas para cada um dos que fizeram 6 figuras.
CAPÍTULO III – REGRAS DO JOGO
Art. 16º – Regras do jogo:
1) O baralho é espalhado sobre a mesa e começa dando cartas quem virar a carta maior e o primeiro da direita é o mão, as cartas devem ser dadas uma a uma no sentido anti-horário;
2) Se o jogador chamar uma carta que já tem na mão, este, se obriga a jogar “jogo normal” contra os três;
3) Se o jogador pedir a carta que já tem na mão, ficará obrigado a fazer
“Solo Preto” contra os três;
4) O jogador deve falar sempre por ordem, depois do mão;
5) O jogador poderá usar três tipos de sinais: Apontar, bater ou descartar (jogar fora), porém, não é permitido sinalizar quantas cartas ficou na mão. Quem tem na mão a carta chamada, não pode bater na primeira carta, mas pode apontar. Se bater, a jogada se encerra e ele paga 6(seis) fichas para cada um dos outros
três;
6) Se o jogador der sinal não permitido que possa influenciar no resultado do jogo, poderá ser multado em 6 (seis) fichas pra cada um dos outros três e a jogada será encerrada;
7) Não é permitido baixar as vazas teoricamente francas antes do término da carteada. Se isso acontecer as vazas baixadas irão para os adversários. Se as vazas forem francas puras, podem ser baixadas;
8) Se o jogador por engano sair jogando sem ser sua vez e jogar carta de naipe ou bater, a jogada será encerrada e ele pagará 6 (seis) fichas para cada um dos outros três jogadores. Se isto ocorrer no solo, o solista dirá se quer continuar ou anular a jogada. Se continuar, o jogador da vez não poderá jogar carta da mesma naipe. Se o solista sair jogando sem ser sua vez, deverá recolher sua carta e sai jogando o mão;
9) Se o carteiro virar ou mostrar carta de naipe (Ás, Cada três figuras vale um ponto; Dois ou Três) na hora de dar cartas, deve embaralhar novamente. Se não for de naipe, continua dando cartas.
10) Se o jogador refugar, será multado em 11 (onze) fichas para cada um dos
outros três e a jogada fica encerrada; No entanto se ele no próprio ato, se acusar, poderá recolher a carta jogada erradamente e jogar a carta certa;
11) Os pontos são contados assim: os três, dois, reis, valetes e damas valem uma figura. Os azes valem três figuras. A última vaza vale três figuras; Cada três figuras vale um ponto;
12) No jogo de Solo Preto ou Branco, caso um dos jogadores refugue carta, a continuidade da jogada depende da decisão do solista. Neste caso ele pode anular a jogada ou continuar jogando de acordo com a sua conveniência. Se o jogador que está fazendo o solo refugar carta, perde automaticamente o solo e pagará taxa mínima de solo.
CAPÍTULO IV – DA CLASSIFICAÇÃO
Art. 17º – Os cinco jogadores que somarem no final o maior número de pontos positivos, isto
é, a soma dos pontos ganhos menos a soma dos pontos perdidos serão considerados campeões
Art. 18º – Se houver empate em pontos positivos, (pontos ganhos menos pontos perdidos), o
desempate se dará da seguinte forma:
Ganha quem tiver feito mais pontos ganhos, e se o empate persistir:
Ganha quem tem o maior número de pontos em qualquer uma das rodadas.
CAPÍTULO V – DA PREMIAÇÃO
Art. 19º – Os cinco primeiros colocados receberão troféu do campeonato, além de um prêmio em dinheiro no valor de R$ 3.000,00 (três mil reais), sendo:
1° lugar R$ 1.000,00 (Um mil reais).
2° lugar R$ 800,00 (Oitocentos reais.
3° lugar R$ 600,00 (Seiscentos reais).
4° lugar R$ 400,00 (Quatrocentos reais).
5° lugar R$ 200,00 (Duzentos reais).
Todos os jogadores receberão “Certificado de Participação” no 1° Campeonato Aberto de Quatrilho de Flores da Cunha, realizado no período de 19 e 20 de maio de 2007.